Quem Sou

Osmar Nascimento – o homem e suas conquistas, seu trabalho, sua história de vida e a disposição de lutar para melhorar, sempre, o lugar onde mora.

 

  Com mais de 35 anos de serviço público dedicados ao Estado do Pará, um homem temente a Deus e persistente em suas convicções  humanitárias, de permitir ao próximo as mesmas possibilidades que a vida lhe deu, Osmar Nascimento, o Pinho, apelido carinhoso que era chamado pelos amigos na cidade de Santarém onde chegou em 1976, vindo de Ceres no Goiás e viveu por 8 anos, até vir para Belém, quando se alistou no Exército, se formou Engenheiro Civil, profissão que à época só era dos filhos bem nascidos no Pará,Osmar venceu pela dedicação. 

Custeou seus estudos e viveu solitariamente seus sonhos, vivenciando o início da transformação na capital paraense e a projeção de um Pará, que tinha tudo para ser um colosso na Amazônia e um expoente mercado para o mundo.

  Osmar ingressou na academia militar, se diplomou Coronel da briosa Polícia Militar do Pará, nos anos 2000.Foram 28 anos dedicados à segurança pública em regiões de grandes conflitos sociais. 

07 anos dedicados à estruturação de saneamento e infraestrutura do município de Ananindeua. 

Como Secretário de Saneamento ajudou a projetar uma cidade para população da metrópole, que viveu sem equipamentos urbanos, e que permitiu ao seu povo ter qualidade de vida e oportunidades para uma nova geração que vive nestes tempos de modernidade.   Membro de uma família que se dedica ao setor da segurança pública – Osmar Nascimento é irmão do Superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Nelson Silva – e tem por sua  formação todo reconhecimento de seus amigos de academia militar e de membros de Governos ao qual serviu, Osmar Nascimento, sempre manteve o tema em sua pauta política. 

O cidadão que vê a cada dia as diferenças sociais endureceram o coração de jovens em plena formação, não poderia nunca esquecer uma de suas missões na vida: lutar para melhorar o lugar onde vivem seus filhos, familiares e toda uma comunidade. 

Osmar Nascimento, trava por longos 33 anos, uma luta em busca de oportunidades para uma nova geração.Foi assim ao demonstrar com coragem que podia ser um engenheiro civil, um militar e um empreendedor.

Seus amigos reconhecem seu exemplo, “dente do povo”, em Santarém, Belém, Parauapebas e Ananindeua, cidade onde atuou e escolheu para morar até hoje , também respeitam e admiram seu posicionamento e seu espírito público.  

Para seguir, Osmar tem como sua família  a base de tudo, é por ela que vive e é por ela que sobreviverá. Uma união de longos anos, vivida com amor e parceria, três filhas adoráveis e também “corajosas” para seguirem e escolherem seus rumos.

Osmar 2020. O Coronel Vereador. Neste longa trajetória, aos 56 anos, com uma disposição de menino, Osmar Nascimento, um homem público por excelência, membro filiado ao MDB, Movimento Democrático Brasileiro. no Pará, motivado por alguns de  seus ídolos e lideranças do pensamento plural na política brasileira, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.  

Osmar tem o discurso da legalidade, do poder que deve ser exercido para o povo. Leva em si, a humanidade e o inapelável sentimento de que educação e trabalho, dão dignidade ao indivíduo e com esta certeza, estes mesmo indivíduos transformarão para melhor, as comunidades onde vivem. 

Foi com integridade, mesmo entendendo o jogo político para as eleições ao Senado pelo Pará, seria desigual, caminhou por todas as regiões, levando sua mensagem e sua certeza de que, quando o Estado priorizar seu povo com suas riquezas, seremos o Pará que sonhamos ser. 

 Dentre suas prioridades, sempre esteve a segurança, geração de emprego e renda, formação profissional segmentada, esporte e lazer, cidadania e políticas sociais para família e infraestrutura urbana. Osmar Nascimento mais uma vez coloca sua humildade para o partido e segue na mira de um novo horizonte, a esperança de uma vitória, do povo, com o povo, para todo povo de Ananindeua, a  cidade do futuro, com mais de meio milhão de pessoas, compondo uma região metropolitana que tem que progredir socialmente e economicamente para o engrandecimento do Estado do Pará. 

 

“Um sonho se constrói com lutas, trabalho, com retas e curvas. Assim nossas esperanças irão até o infinito de uma vida.”

 

Osmar Nascimento

 

Casado, Pai de três filhas, Engenheiro Civil, Policial Militar. Nasceu em Rialma em 10/07/1965, Goiás, onde viveu até os 5 anos de idade, depois foi para Anápolis onde morou com a sua família até os 10 anos. Osmar Nascimento mudou-se para o Pará em uma viagem de Kombi atravessando o Brasil. Viveu em Santarém dos 11 aos 17 anos até ir para Belém concluir os estudos e atualmente mora em Ananindeua.

Osmar Nascimento tem uma grande paixão pelo futebol, Osmar é torcedor do Paysandu Sport Club. 

Na escola, Matemática sempre foi o seu forte, teve como sua grande inspiração Enedina Marques, a primeira mulher negra engenheira do Brasil. Foi aprovado na Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA) fazendo parte da turma de engenharia civil de 1992.

 

Osmar é o mais novo de 6 irmãos, tem como base a sua família, casado a 26 anos com Milena Nascimento é pai de três filhas (Yasmin, Andreza e Maria Luiza).  Tem uma excelente relação com a sua família, sendo assim uma referência para todos os seus familiares. Sua posição ideológica de centro esquerda, centro. 

Osmar tem o sonho de ser vereador do município de Ananindeua para continuar servindo a população.

 

Educação:

 

Grau de instrução: Superior completo

 

Universidade Federal do Pará – Engenharia Civil

 

Fundação Getúlio Vargas – São Paulo

 

Especialização em Marketing e Gestão de Obras Públicas

 

Carreira Profissional:

 

Secretaria de Saneamento e Infraestrutura de Ananindeua De 1 de janeiro de 2013 até o momento.

Coronel Polícia Militar do Estado do Pará

 

Carreira Política:

 

2018 – Candidato ao cargo de Senador no Pará pelo PDT, Coronel Osmar Nascimento obteve 324.331 votos totalizados (4,63% dos votos válidos) mas não foi eleito nas Eleições 2018.



×