Saúde

Mundialmente, em todas as cidades com excelência de qualidade de vida, a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não, simplesmente, a ausência de doenças ou enfermidades.
Expresso na Constituição Brasileira, como um direito à cidadania, na perspectiva política, econômica e de comunidades, ampliando-se o direito previdenciário e maior relevância pública aos serviços de saúde.                                                          

Responsabilidades do Estado e União, a saúde também deve ser foco da gestão municipal, pelos prefeitos e vereadores, garantido mediante medidas políticas, sociais e econômicas, à redução do risco de doença e de agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a sua  promoção, proteção e recuperação.

Como plano de Gestão Compartilhada esta candidatura vê possibilidades de levar  indivíduos,  por vezes  desinformados de seus direitos ou inaptos pela falta de toda  documentação que os mantêm excluídos de um  atendimento pelo  SUS – um sistema de saúde que ainda está em construção nas distantes regiões brasileiras, mas que em sua possibilidades é reconhecidamente, a mão do Estado que acalenta os mais necessitados com todos os princípios da universalidade, integralidade e da equidade  que  são os princípios ideológicos ou doutrinários, da descentralização, da regionalização e da hierarquização de medidas organizacionais, não estando claro e transparente qual seria a classificação do princípio da participação popular.

Aqui surge a prevenção, para dar a possibilidade de que os indivíduos de comunidades tenham acesso a um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, que abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, uma atuação parlamentar municipalista permitirá que de fato, este indivíduo alcance o pleno atendimento e preservação da vida.

Em Ananindeua, com seu imenso contingente populacional, o atendimento é falho e quando possível, extinguir centenas de pessoas humildes das filas de atenção à saúde e as mantém em imensas filas de espera, por vezes dias contínuos em busca do que lhe é de direito e de necessidade.

Muito além das urgências e emergências, na busca de usufruir do conceito que define bem-estar, com corpo e mente sã, de cuidados com gestantes, crianças, idosos, indivíduos especiais e das doenças comportamentais, comunidades apresentam ainda falhas nas campanhas de vacinação, ações de prevenção e de vigilância sanitária.

Para se ter uma cidade mais humanizada, com atenção e com prevenção aos males deste tempo e também, total acessibilidade às comunidades que vive à margem do que lhes oferece o Sistema Único de Saúde, a candidatura tem como plano de ação neste importante setor de atendimento população:

SAÚDE TODO DIA-24HS 

Permitir uma rede de atendimento social, a partir do Gabinete Parlamentar, que produzirá um amplo cadastro das famílias e indivíduos, que terão seus laudos médicos anexados para que urgências e emergências sejam em tempo de total atenção à vida.
O projeto buscará as parcerias de unidades ambulatoriais e recursos para possibilidades de atendimento em regime de mutirão com a participação de doutores em diversas especialidades e de sertanistas em medicina e formandos em vigilância sanitária e especialidades de medicina da mente e comportamental.

O SAÚDE TODO DIA terá o cadastro compartilhado com UPAS e UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA, priorizando urgências e emergências com o PROGRAMA SAÚDE NA HORA Governo Federal, que a candidatura buscará implantar com o poder executivo, deputados estaduais e federais, no município.

CIDADE SAUDÁVEL

Programa de saúde e bem-estar em toda Ananindeua. Academias ao ar livre e áreas verdes, com disponibilidade para a prática de exercícios com exames preventivos e cuidados da medicina esportiva para todos os praticantes quinzenalmente.

MULHER ANANIN

Programa de atenção à saúde e proteção social à mulher, em sua adolescência, gravidez e vida familiar.

SAÚDE X  EXCEPCIONAL

Ananindeua com a primeira rede de atenção aos excepcionais, permitindo total atenção à saúde e um centro recreativo em parceria público privada.

CETUD

Um centro de tratamento aos usuários de drogas e superação de vícios. Uma ação de voluntariado profissional, uma instituição de preservação da vida em uma parceria de entidades, autarquias, laboratórios e profissionais em medicina.

“O atendimento à saúde, um direito social, pode e deve ter do município, um maior envolvimento para que cada indivíduo se sinta atendido em sua mais sublime esperança neste mundo, viver com saúde.”



×